botão de turismobotão de comunidadebotão de pescabotão de notíciasbotão de contato

GESTÃO COLETIVA PARA O LIXO DA PRAINHA DO CANTO VERDE

Lixo NãoOs moradores já enfrentaram muitos desafios, e desta vez o objetivo é a coleta do lixo e a limpeza da praia.

Até 15 anos atrás não havia qualquer tipo de coleta. O lixo foi simplesmente enterrado e em muitos lugares, depois da duna passar o lixo de 20 anos atrás está reaparecendo. Em 2001 a Associação dos Moradores fez a primeira tentativa de coletar o lixo assinando um convênio com a Prefeitura Municipal de Beberibe.Lixo Não Muitas famílias começaram a colaborar deixando o lixo ensacado para ser coletado pela Toyota da comunidade para deixar no galpão do lixo a meio caminho até o Pé do Morro. Foram colocado mais tambores de lixo na praia e em lugares públicos ou ruas. Depois um grupo de alunos da Escola Bom Jesus dos Navegantes fez uma campanha para separar o lixo orgânico do lixo seco.

Agora em 2008 o programa de gestão comunitário da coleta de lixo está sendo implantado o OBJETIVO é:

1. Criar consciência na população para a redução, reaproveitamento e reciclagem do lixo para facilitar a coleta do mesmo por pessoas da comunidade por um preço justo para preservar a beleza do ecosistema onde nos vivemos e melhorar a qualidade de vida na comunidade.
2. Separar o lixo de casa até o seu destino seja na área de coleta da Prefeitura ou lugar reservado para reciclagem
3. Melhorar a coleta de lixo na comunidade, educando as pessoa a cuidar do lixo fazendo a separação em casa, contribuindo para que algumas pessoas possam ganhar uma renda complementar com o lixo reciclado.

O RESULTADO esperado é que a comunidade da Prainha do Canto Verde com mais de 200 famílias ou 1.200 moradores acaba Lixo Simganhando, porque vão diminuir as doenças causados pela sujeir e a limpeza da comunidade, da praia e das dunas será mais um atrativo turístico.

ORGANIZAÇÃO DO PROJETO: Associação dos Moradores com a parceria da Escola Bom Jesus dos Navegantes e da Cooperativa de Turismo e Artesanato.

APOIO: Prefeitura Municipal de Beberibe

FINANCIAMENTO: Associação Filantrópica Amigos da Prainha do Canto Verde, Suiça


 

 

Prainha do Canto Verde - Beberibe - Ceará - Brasil - CEP 62840-000 - (85) 3378-2216 - Contato