botão de turismobotão de comunidadebotão de pescabotão de notíciasbotão de contato

ArtEscola

O desafio para o desenvolvimento no Brasil é reconciliar o desenvolvimento econômico com a preservação da natureza e a justiça social. Este é o caminho que a comunidade da Prainha do Canto Verde escolheu e o PROJETO ARTESCOLA é um exemplo disso. Um grupo de mulheres e adolescentes sonhou, planejou e a comunidade ajudou. O projeto foi apoiado pelas organizações comunitárias que apresentaram a iniciativa do ARTESCOLA no Seminário de Planejamento para o Desenvolvimento Econômico Local 2004 – 2007 promovido pela Cooperativa em 2003.

Objetivos do projeto: Resgatar e consolidar o fazer artístico artesanal de comunidade, despertando a curiosidade de crianças e adolescente, desenvolvendo grupos produtivos e reciclagem de resíduos sólidos e matérias da região.

Estratégias:

  1. Envolver a população da comunidade no estudo da arte e artesanato, considerando a faixa etária e as aptidões.
  2. Integração das mães dos alunos da educação infantil com as atividades artísticas da escola e percepção do desenvolvimento da criança.
  3. Troca de experiência e ensino entre artesões-artista da comunidade e professores e alunos da escola, assim como a troca de experiência com outras comunidades, entidades e escolas.
  4. Valorizar e aproveitar o material que a natureza nos deixa de graça responsavelmente.
  5. Equipar a escola com máquinas e material para o trabalho manual de arte e artesanato e autogestão.
  6. Introduzir noções sobre grupos produtivos, atividades culturais e conceito de socioeconômico solidária.

Atividades: Aulas ateliês; Oficinas com mães da educação infantil; Grupos de Estudos; Reuniões do Grupo de Gestão e comissão administrativa, Intercambio, Feiras e Sucatário.

Resultados Desejados:
1º- Mais participação dos pais na escola.
2º -10 monitores capacitados para facilitar as aulas ateliês.
3º-Cultura local e das comunidades vizinhas valorizada e resgatada. 4º-Educação infantil beneficiada com brinquedos produzidos pelas mães. 5º-Arte artesanato incluindo no currículo da escola.
6º- Produtos e trabalho local valorizado.
7º- Alunos e comunidade conscientizados para a preservação do meio ambiente.

Prainha do Canto Verde - Beberibe - Ceará - Brasil - CEP 62840-000 - (85) 3378-2216 - Contato