botão de turismobotão de comunidadebotão de pescabotão de notíciasbotão de contato

Roteiro de turismo comunitário e economia solidária do Litoral Leste do Ceará

OUTRO BRASIL É POSSÍVEL...
Desigualdade social, violência, criminalidade, drogas, desintegração da  família, falta de solidariedade, destruição do meio ambiente, desilusão dos jovens com a vida e o futuro são indícios de um modelo de desenvolvimento errado que prioriza o mega-desenvolvimento e despreza o desenvolvimento local.
Os grandes resorts, a venda de terrenos do litoral nos mercados imobiliários do primeiro mundo, beneficiam os especuladores e o capital em nome do desenvolvimento.

...A RESPOSTA É UMA ALIANÇA SOCIAL

TURISMO COMUNITÁRIO - Definição
“TODA FORMA DE ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL SUSTENTADO NA PROPRIEDADE DO TERRITÓRIO E DA AUTOGESTÃO DOS RECURSOS COMUNITÁRIOS E PARTICULARES COM PRATICAS DEMOCRÁTICAS E SOLIDÁRIAS NO TRABALHO E NA DISTRIBUIÇÃO DOS BENEFÍCIOS GERADOS ATRAVÉS DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VISANDO O ENCONTRO CULTURAL COM OS VISITANTES”

 ECONOMIA SOLIDÁRIA – Princípios
1º - Gestão coletiva;
2º - Integração social, Cooperação, Envolver Pessoas, Parcerias e Redes;
3º - A valorização e respeito às relações igualitárias de gênero em todos os processos da Produção;
4º - Principio comercio ético e solidário respeito ao consumidor, garantia de preço justo;
5º - Produção: compromisso pontualidade, qualidade
6º - Lucro igualitário, fundo rotativo
7º - Contrapõe-se ao mercado capitalista
9º - Sustentabilidade econômica, social e ambiental

Além da Prainha do Canto Verde temos como parceiros:

ponta grossaPONTA GROSSA, Icapuí

209 km de Fortaleza passando por Aracati é uma das paisagens mais impressionantes daquela região. A praia de 700m de extensão, formada por pequenas enseadas que recebem a visita costumeira de tartarugas, botos e peixes-boi, cercada por falésias cheias de grutas, fontes de água doce, e até mesmo uma fonte dentro da linha da maré. As famílias que habitam a praia têm traços físicos que apontam uma descendência européia, possivelmente holandesa cuja marca foi deixada na pele alva e nos cabelos louros de seus moradores. A comunidade se organizou na ASTUMA - Associação de Turismo e Meio Ambiente e oferece hospedagem em 2 pousadas e 3 chalé, conta com 3 restaurantes e 2 lanchonetes. O apoio da comunidade de Prainha do Canto Verde ajudou na implantação do modelo de  turismo comunitário.   elicrispym@ibest.com.br , telefone  088 8826 4239 

COQUEIRINHO, Fortim

138 km de Fortaleza pela CE 040 é uma comunidade da reforma agrária com 60 famílias em 1473 hectares de terra pouco produtiva. A primeira vista nem parece um destino turístico. Mesmo assim os moradores resolveram abrir um restaurante comunitário e chalés para hospedagem para poder atender os visitantes solidários da Itália que ajudaram a financiar o projeto. Tudo que é consumido é produzido na comunidade utilizando práticas solidárias. Duas hortas orgânicas produzem hortaliças sem agrotóxicos. Também são criados carneiro, pato e galinha caipira.    turisolcom@yahoo.com.br , telefone 088 9921 2810

Próxima Página >>  
                                       
Prainha do Canto Verde - Beberibe - Ceará - Brasil - CEP 62840-000 - (85) 3378-2216 - Contato